História
Breve História da Ordem Hermética da Golden Dawn
A história da Golden Dawn aparentemente começa em 1881, quando Samuel Liddell Mathers encontrou os doutores William Wynn Westcott e William Robert Woodman e ingressou na Societas Rosicruciana in Anglia, um grupo acadêmico dedicado ao estudo de tópicos Rosacrucianos e Herméticos, aberto apenas para Mestres Maçons. Westcott levou o jovem Mathers sob sua asa, e Mathers rapidamente avançou para o topo dessa organização.
Os “mottoes mágicos” desses três homens podem fornecer uma visão sobre seus caracteres. Mathers adotou os mottoes ‘S Rioghail Mo Dhream’, que significa “Real é minha tribo” em gaélico, e Deo Duce Comite Ferro, ou “Com Deus como meu líder e a espada como minha companheira”. Westcott era conhecido como Sapere Aude, ou “Ouse ser sábio”, e Woodman era conhecido como Magna Est Veritas Et Praevalehit, ou “Grande é a verdade e ela prevalecerá”.
O próximo desenvolvimento chave ocorreu em 1887 com a “descoberta” dos famosos Manuscritos Cifrados. A erudição moderna parece apontar o prolífico autor maçônico Kenneth Mackenzie como seu autor, mas se os Manuscritos Cifrados foram encontrados em uma biblioteca maçônica, comprados em uma livraria usada ou fabricados do zero, esses documentos continham resumos dos primeiros cinco rituais de iniciação da Golden Dawn (0=0 a 4=7). Eles foram escritos em um código alfabético simples e bem conhecido, baseado na Polygraphiae de Johann Trithemius, e fac-símiles e transcrições completas foram publicadas em, por exemplo, “The Complete Golden Dawn Cipher Manuscipt” de Kuntz (veja Parte V, abaixo). Mathers abraçou-os com paixão, e os transformou em rituais completos de magia cerimonial. Escrito nos manuscritos estava o endereço de uma certa Fraulein Sprengel (Sapiens Dominabitur Astris, ou “O sábio será governado pelas estrelas”) na Alemanha, mas muitos acreditam que Fraulein Sprengel foi inventada por Westcott para fornecer um sentido de autoridade e legitimidade continental a esse material.
Mesmo que não seja diretamente de origem alemã, muitos dos conceitos mágicos inerentes ao sistema Golden Dawn foram fortemente influenciados por fontes europeias continentais. Sem dúvida, as obras do estimado ocultista francês Eliphas Levi (1810-1875) eram conhecidas pelos originadores do sistema Golden Dawn. Os alunos de Levi, como Stanislas de Guaita, Josephin Peledan e Gerard Encausse (“Papus”), reuniram-se em sociedades como a “Rosa+Cruz Cabalística” e a “Rosa+Cruz Católica do Templo e do Graal”. De 1880 a 1910, esses grupos, ou Salões, se reuniam para estudar textos antigos, praticar técnicas mágicas e meditativas e disseminar seus conhecimentos ocultos ao público.
Foi um ano depois, em 1888, que Mathers, Westcott e Woodman inauguraram o primeiro Templo Britânico, Isis-Urania, e começaram a admitir homens e mulheres como Neófitos. Em 1890, Mathers casou-se com Mina (“Moina”) Bergson, irmã do filósofo e escritor Henri Bergson, e em 1892 eles se mudaram para Paris. O Templo Ahathoor foi estabelecido e não demorou muito para que eles, de forma clarividente, “trouxessem à luz” os rituais e ensinamentos da Segunda Ordem (5=6 a 7=4). No entanto, parte do material ritualístico 5=6 veio dos Manuscritos Cifrados. O primeiro Cofre dos Adeptos, um cenário necessário para os rituais da Segunda Ordem, foi construído em Londres, no Thavies Inn, perto do Holborn Circus.
A lista a seguir dos Templos originais da G.D. veio originalmente da biografia de Ithell Colquhoun sobre Mathers, Sword of Wisdom, mas foi extensivamente atualizada com a ajuda de vários acadêmicos independentes.
TEMPLOS ORIGINAIS DA AURORA DOURADA
Nome do Templo | Data Fundação | Localização e Chefes |
---|---|---|
1. Licht, Liebe, und Leben | 1808 ? | Frankfurt: “Fraulein Sprengel” |
2. Hermanoubis | 1883 ? | Londres: Hockley, Mackenzie, Woodford |
3. Isis-Urania | 1 Mar. 1888 | Londres: Westcott, Woodman, Mathers |
4. Osiris | 8 Out. 1888 | Weston-super-Mare: B. Cox |
5. Horus | 10 Out. 1888 | Bradford: T. H. Pattinson |
6. Amen-Ra | 8 Jun. 1893 | Edimburgo: J. W. Brodie-Innes |
7. Ahathoor | 3 Dez. 1893 | Paris: S. L. M. Mathers |
8. Thme (Ihme?) | 1897 | Chicago: G. W. Wiggs |
9. Thoth-Hermes | 1897 | Nova Iorque: C. e E. D. Lockwood, M. J. Whitty |
10. Isis [Alpha et Omega 1] | Maio 1900 | West London: E. W. Berridge |
Em 1900, um cisma abalou a Ordem. A Sra. Annie Hornimann, membro da Segunda Ordem de Isis-Urania, liderou uma “revolta” contra Mathers por várias questões mágicas, políticas e monetárias. A raiva levou a posturas, que eventualmente levaram a litígios sobre a propriedade dos móveis do templo e outros objetos mágicos. Também por volta dessa época, muitos membros remanescentes da G.D. (incluindo os Mathers) foram enganados por um Sr. e Sra. “Theo Horos”, também conhecidos como os trapaceiros americanos Frank Jackson e Editha Salomon, que afirmavam ser membros de alto grau. Muitos perderam uma boa quantidade de dinheiro e propriedade, mas o casal Horos foi condenado por fraude e pelo estupro de uma menina de 16 anos em 1901. No entanto, a G.D. foi arrastada pela lama da publicidade ignorante e nunca mais foi a mesma. Por causa dessa publicidade, Mathers mudou o nome de sua Ordem para Alpha et Omega, e os membros dissidentes de Londres no Templo Isis-Urania mudaram o nome de sua Ordem para a Ordem Hermética do Morgenrothe.
Os problemas não terminaram, no entanto. Em 1903, Aleister Crowley, que anteriormente parecia o “herdeiro mágico aparente” de Mathers, desertou para formar suas próprias organizações. Seis anos depois, Crowley publicou rituais e doutrinas da G.D. em seu jornal, The Equinox, mas sua leitura limitada impediu o tipo de impacto que os esforços subsequentes de publicação de Regardie produziram. Também em 1903, o Templo Isis-Urania em Londres se dividiu em dois grupos dissidentes: (1) o Stella Matutina, sob Robert W. Felkin, William Butler Yeats e muitos outros, e (2) a Santa Ordem da G.D. (e posteriormente, o Rito Independente e Retificado), sob A. E. Waite. Esses dois grupos diferiam principalmente sobre a importância da magia (1) versus misticismo (2), mas a política interna também teve uma palavra a dizer nesta divisão.
Com a “idade dourada” da G.D. encerrada, seus membros seguiram seus inúmeros caminhos. No entanto, o trabalho da Golden Dawn foi continuado por muitos grupos. Mais notavelmente, o Stella Matutina e suas várias ramificações continuaram em uma linha ininterrupta até o final da década de 1970. Também digna de nota é a contribuição de Violet Mary Firth (Dion Fortune; de Deo Non Fortuna, ou “Deus, não chance”), que formou a Fraternidade (posteriormente, Sociedade) da Luz Interna, que funcionou por muitas décadas como um grupo alternativo, mas estreitamente relacionado.
O que segue é uma listagem longe de estar completa dessas organizações sucessoras, originalmente extraída do Sword of Wisdom de Colquhoun. Observe que a lista termina no início da década de 1970. Provavelmente, grupos mais recentes estão listados na Parte IV, a lista de grupos ativos da Golden Dawn, abaixo.
RAMOS, VARIANTES E GRUPOS CO-INFLUENCIADOS
Nome do Grupo | Data da Fundação | Localização | Fundadores |
---|---|---|---|
The Sphere | c. 1897 | Londres | F. Farr |
Sociedade Hermética do Morgenrothe | 1902 | Londres | Felkin, Brodie-Innes, Bullock |
Ordem da Luz | 1902 | Bradford | T. H. Pattinson |
Stella Matutina (S.M.) [Templo Amoun] | 1903 | Londres | R. W. Felkin |
Santa Ordem da G.D. | 1903 | Londres | Waite, Blackden, Ayton |
A ∴ A ∴ (Astron Argon) | c. 1907 | Londres | A. Crowley, G. C. Jones |
Zos Kia Cultus | c. 1910 | Londres | A. O. Spare |
Templo Cromlech [Ordem Solar] | 1910 | Edimburgo, Londres | J. W. Brodie-Innes |
Smaragdum Thalasses/Whare Ra (S.M.) | 1912 | Nova Zelândia | R. W. Felkin |
Ordo Templi Orientis [orig. c. 1895] | 1912 | Londres | A. Crowley |
Alpha et Omega 2 (Norte) | 1913 | Edimburgo, Londres | J. W. Brodie-Innes |
Templo Hermes (S.M.) | 1916 | Bristol | R. W. Felkin |
Templo Merlin (S.M.?) | 1916 | Londres | R. W. Felkin |
Colégio Secreto em Londres (S.M.?) | 1916 | Londres | R. W. Felkin |
Guilda de São Rafael | 1916 | Londres | Felkin e Roseveare |
Irmandade da Verdadeira Cruz Rosada [Salvator Mundi] | 1916 | Londres | A. E. Waite |
Santuário da Sabedoria | c. 1916 | Hermon Hill, N. Londres | A. E. Waite? |
Nuada (Ordem Druida) | c. 1916 | Clapham, Londres | G. W. M. Reid |
Alpha et Omega 3 (Sul) | 1919 | Londres | M. M. Mathers |
Templo Ptah (Alpha et Omega “Nº 10”) | 1919 | Filadélfia | L. Geise, E. Dame |
Templo Atoum (Alpha et Omega “Nº 20”) | 1920 | Los Angeles | Desconhecido |
Escola da Sabedoria Eterna | c. 1920 | Chicago | P. F. Case |
Templo Themis (Alpha et Omega “Nº 30”) | 1921 | São Francisco? | Desconhecido |
Fraternidade/Sociedade da Luz Interna | 1922 | Londres | Dion Fortune |
Guilda do Mestre Jesus | c. 1925 | Londres | Dion Fortune |
Templo Hermanoubis | c. 1930 | Bristol | Desconhecido |
Ordem Universal | c. 1935 | Londres e Brook, Surrey | Desconhecido |
Construtores do Adytum [orig. c. 1920] | c. 1937 | Los Angeles | P. F. Case |
Ordem da Estrela da Manhã | c. 1945 | Londres | M. Montalban |
Wicca Garderiana | c. 1952 | Londres | G. B. Gardner |
Ordem da Pedra Cúbica | 1965 | Wolverhampton | H. T. Howard |
Ordem da Palavra Sagrada | c. 1967 | Londres | R. Hunt |
A Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn) foi a Ordem mais importante e influente na formação do conhecimento mágico e espiritual Ocidental dos séculos XX e XXI. Nela são consolidados conceitos, práticas e processos iniciáticos que influenciam até os dias de hoje.