Como funciona o Sistema Iniciático
Ordem Hermética da Aurora Dourada sua Estrutura Iniciática
O sistema da Ordem da Aurora Dourada baseia-se em uma estrutura hierárquica da Árvore da Vida na qual certas informações e conhecimentos são ensinados a estudantes conforme atingem graus ou níveis específicos de realização em seu treinamento. A Arte Hermética é uma verdadeira ciência; portanto, magistas aspirantes enquanto “atravessam os graus”, devem adquirir conhecimento rudimentar do sistema, como se fossem estudantes de medicina ou engenharia.
O treinamento nas artes mágicas implica um exame de várias regiões da própria consciência ou mente do aluno – um processo que nem sempre é fácil e, às vezes, não é agradável. Certas partes da mente, bem como certas áreas de conhecimento e treinamento mais elevados, devem ser deixadas de lado até que o estudante esteja devidamente alicerçado e equilibrado pelo processo passo a passo de desenvolvimento mágico estabelecido pelo sistema de graus da Aurora Dourada. A cuidadosa estruturação do sistema da Aurora Dourada inclui salvaguardas integradas projetadas para fornecer aos alunos uma consciência espiritual ampliada, conhecimento mágico e integração psíquica de uma maneira que seja gradual e segura.
Os vários graus da Aurora Dourada se correlacionam com certas ideias espirituais e princípios universais. A principal filosofia por trás do sistema de graus é a Cabala, um sistema místico hebraico que, para nós, se torna um mapa e ferramenta para trabalhar as correlações ocultas do Universo, da Natureza, seus elementos e do Ser.
Os graus da Aurora Dourada correspondem às Sephiroth na Árvore da Vida, mas também possuem atribuições elementares e planetárias. Estes graus são divididos em três grupos conhecidos como Primeira Ordem ou Ordem Externa, Segunda Ordem ou Ordem Interna, e a Terceira ou Ordem Secreta. A Primeira Ordem é a Ordem Hermética da Aurora Dourada, que é uma entidade separada e distinta da Segunda Ordem, conhecida como R. R. et A. C. ou Ordo Rosae Rubeae et Aureae Crucis.
A Primeira Ordem possui os graus de Neófito, Zelator, Theoricus, Practicus e Philosophus. Entre a Primeira e a Segunda Ordens está um grau liminar conhecido como Grau do Portal. A Segunda Ordem é composta pelos graus de Adeptus Minor, Adeptus Major e Adeptus Exemptus. A Terceira Ordem não física é composta pelos graus de Magister Templi, Magus e Ipsissimus.
Sob outra perspectiva, de fato, existem três graus no sistema da Aurora Dourada. Embora os graus sejam frequentemente confundidos com as três Ordens, eles não são os mesmos e não se sobrepõem às mesmas divisões Sephiróticas na Árvore da Vida.
O 1° Grau é composto por toda a Primeira Ordem, de Neófito a Philosophus, e representa o estágio mágico de purificação, cura e equilíbrio. Já o 2° Grau é composto apenas pelo grau do Portal que representa um momento de consagração. E o 3° Grau é composto por todos os graus pertencentes à Segunda Ordem. Este Grau representa o estágio mágico de união, no qual o magista trabalha para alinhar e se comunicar com o Gênio Superior.
Como uma escola de Mistérios, o ritual de iniciação da Aurora Dourada é um rito de passagem, cuja finalidade é estabelecer uma relação inicial do candidato, causando mudanças psico-espirituais necessárias, que no devido tempo culminará no despertar de seu Gênio Superior. Se todo o processo for bem-sucedido, o candidato terá recebido um poderoso imprinting superior, na esperança de que ele ou ela alcance uma consciência exaltada de sua alma para realizar a Grande Obra.